Página Inicial | Ministério | Perguntas Frequentes | Convenção Baiana | Contato

 

 

Daniel na Cova dos Leões

 

 Capítulo 6 de Daniel

 

 

Fundo Histórico e Geo-político:

• Depois do reinado de Salomão, a nação de Israel se divide: Judá e Benjamim ficam no sul, constituindo a nação de Judá, com Jerusalém como capital. As outras 10 tribos constituem um reino ao norte, constituindo a nação de Israel, com Samaria como capital.

• Israel cai para os assírios: após 209 anos de existência, no ano 722 A.C., Israel foi atacada, dominada e desmantelada pelo poderoso império da Assíria.• Judá cai para os babilônios: Por causa da inconstância de Judá, porque não abandonou seu pecado e não se arrependeu quando confrontado por Deus através de Jeremias, Deus permitiu que fossem levados cativos a partir do ano 605 A.C., quando Daniel e seus amigos foram levados junto com outros líderes e pessoas de elite. Em 597 A.C., Jerusalém é tomada, os tesouros do rei e do Templo são levados e muitos outros são exilados – inclusive o rei Joaquim, o profeta Ezequiel, ficando só a população pobre. E, enfim, no ano 586 A.C., Jerusalém cai e o Templo é destruido.

• O reino da Babilônia se estendia do Golfo Pérsico até o Egito.

• Império Babilônico nasce em 626 A.C. e cai diante de Ciro, do império Persa, em 539 A.C. No ano seguinte, os judeus começam a regressar para Jerusalém.

• Tudo indica que "Dario" era um título honorário, pois foi usado por pelo menos cinco reis persas. O rei desta época provavelmente foi o próprio Ciro (Daniel 6:28), que conquistou a Babilônia em 539 a.C. (MacArthur Study Bible).

 

A História

Dario, rei da Babilônia, decidiu colocar 120 governadores sobre o seu reino e três ministros sobre estes. Daniel era um desses ministros. O rei organizou o reino assim para minimizar as perdas. Daniel sobressaiu aos demais por causa de suas qualidades excepcionais e o rei estava considerando colocá-lo sobre todo o reino.

Sabendo disso, os outros ministros e os governadores procuraram uma oportunidade de acusá-lo diante do rei, mas não conseguiram porque Daniel era digno de confiança e não era corrupto ou negligente. Vendo que não achariam em Daniel nenhuma culpa, decidiram lançar uma armadilha que tivesse a ver com as leis de seu Deus. Assim sendo, buscaram uma audiência com o rei e disseram que todos os ministros, governadores, prefeitos e conselheiros estavam de comum acordo de que o rei deveria baixar um decreto exigindo que, por 30 dias, todas as orações feitas por todos fossem dirigidos ao próprio rei, e não a nenhum deus ou ser humano. Os que não cumprissem o decreto deveriam ser lançados na cova dos leões. E pediram que o rei fizesse o decreto por escrito, de acordo com as leis dos medos e persas, para que não pudesse ser revogado. Então o rei Dario fez um documento por escrito.Quando Daniel ficou sabendo do decreto, foi para casa, subiu para o quarto que tinha as janelas voltadas para a direção de Jerusalém e, como de costume, continuou orando três vezes por dia. Ele ficava ajoelhado e orava e agradecia a Deus como sempre fazia.

Mas o grupo de governantes foi até a casa de Daniel e o flagraram orando a Deus. Apresentaram-se diante do rei e cobraram dele o decreto que havia promulgado. O rei reiterou que sim, o decreto e a penalidade estavam em vigor e não podiam ser revogados. Diante disso, o grupo de governantes disseram: "Pois é, esse Daniel que é um dos exilados de Judá, não leva o senhor à sério e faz pouco caso dos seus decretos, pois continua fazendo suas orações três vezes ao dia."  O rei ficou muito triste e fez de tudo para livrar Daniel até o por do sol. Os governantes voltaram e citaram novamente o fato de que uma lei por ele sancionada não poderia ser anulada. O rei, então, deu a ordem para que jogassem Daniel na cova dos leões. Mas antes disse a Daniel: "que este Deus que você sempre serve o livre e guarde."

Fecharam a cova com uma pedra e selaram com os anéis do rei e dos governantes. Naquela noite o rei perdeu o sono e a fome e não deixou que tocassem nenhuma música para ele. Ao romper do dia foi às pressas para a cova e chamou por Daniel: "Daniel, servo do Deus vivo, será que seu Deus conseguiu livrá-lo dos leões?"

Daniel respondeu: "Ó rei, o meu Deus mandou Seu anjo e fechou a boca dos leões, que não me fizeram nenhum mal, para mostrar minha inocência diante d’Ele e diante do senhor, contra quem também não cometi nenhum delito."

O rei ficou super feliz e mandou tirar Daniel da cova. Ele verificou que realmente ele não havia sofrido nenhum dano porcausa da sua fé em Deus. O rei então mandou buscar aqueles governantes que tinham acusado a Daniel e foram lançados na cova, junto com suas esposas e filhos, e os leões os atacaram e esmigalharam seus ossos.

Então o rei Dario escreveu um decreto para todos os povos da terra. Dizia o decreto:"Paz vos seja multiplicada. Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim. Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões.

Daniel prosperou no reino de Dario, (e) no reino de Ciro, o persa.

  

Perguntas para Reflexão e Aplicação:

 

 

 

[Alguém repete, em suas próprias palavras, a história]

 

1) Por que os colegas de Daniel (governadores e ministros) queriam tirá-lo 

    desacretitá-lo e derrubá-lo da sua posição de autoridade? (Que motivação

    estava por trás de suas ações?)

2) Por que seus colegas no governo não conseguiram derrubá-lo de início?

    Por que decidiram armar uma armadilha que tivesse a ver com orações

    dirigidas exclusivamente ao rei da Babilônia?

3) Quando Daniel ficou sabendo da proibição de orar a qualquer que fosse,

     fora o rei da Babilônia, qual foi a sua reação? O que fez?

4) Qual foi a reação do rei quando os governadores e ministros trouxeram o

     caso de Daniel perante o trono? Por que o rei reagiu como reagiu?

5) O que Deus fez para livrar a Daniel? Deus sempre Seus servos fieis das

     "covas dos leões" e provações e perseguições semelhantes? Por que?

     Deus já livrou você? Deus já deixou você passar por provações difíceis e

     dolorosas? Como foi? Você sentiu Sua presença e sustento durante o

     processo?

6) Qual foi o impacto da vida exemplar e do livramento sobrenatural de Deus

     na vida de Daniel sobre o rei? Como sabemos que o rei ficou

     impressionado com a ação de Deus em favor do Seu servo Daniel?

Website Desenvolvido: CallisTek