Página Inicial | Ministério | Perguntas Frequentes | Convenção Baiana | Contato

A História de Caim e Abel

 

Contexto

 

Vivemos em um mundo cheio de violências, guerras, tristezas, sofrimentos, mas não era sempre assim.

 

Muitos anos atrás Deus tinha criado um mundo perfeito, um paraíso, um casal Adão e Eva para habitar na terra e eles eram amigos de Deus, mas eles desobedeceram a Deus trazendo sobre si o castigo da morte da separação de Deus e foram expulsos do Jardim, agora eles se encontram do lado de fora, mas com a ordem de Deus de se reproduzirem, de encherem a terra.

 

Narrativa

 

O Primeiro Assassinato

 

Do relacionamento de Adão e Eva, nasceu um filho.   Eva disse: Ganhei um filho com a ajuda de Deus. Ela chamou o filho de Caim que significa aquisição”.

Depois disto Adão e Eva tiveram outro filho chamado Abel. Abel tinha e cuidava de um rebanho de ovelhas e Caim plantava e colhia na terra.

Depois de algum tempo, Caim trouxe uma parte da sua colheita: uma oferta (presente) para Deus.

Abel também trouxe uma oferta (presente) para Deus. Da primeira cria do seu rebanho ele trouxe uma oferta para Deus. Era um sacrifício de carneirinhos para Deus. Abel, pela fé, ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim.

Deus ficou feliz com Abel e sua oferta, porém ficou triste com Caim e a oferta dele.

Caim ficou furioso e de “cara fechada”.

Deus perguntou: “porque você está emburrado Caim? E porque você está com a “cara fechada?” Se você fizer o que é certo você não vai me agradar? Mas se você continuar a fazer a coisa errada - tome cuidado, pois, o pecado vai te pegar. O pecado quer te destruir mas você pode vencer o pecado”.

Mais depois disso Caim chamou seu irmão Abel para ir ao campo.

Quando eles estavam lá Caim atacou seu irmão Abel e matou ele.

Mais tarde Deus perguntou: “Onde está seu irmão Abel?”

Caim respondeu: “Não sei. Quem disse que sou a babá dele?”

Aí Deus falou: “o que você fez Caim? O sangue do seu irmão está gritando da terra para mim”.

“Agora você é um amaldiçoado sobre a terra que recebeu das tuas mãos o sangue do teu irmão. Quando você for preparar a terra para plantar, ela não vai mais produzir seu sustento. Você vai andar pela terra fugindo e sem direção”.

Aí Caim respondeu para Deus: “Este castigo é muito grande. Eu não vou agüentar. Você está me expulsando daqui e da sua presença. Vou andar pela terra fugindo e sem direção. E se alguém me encontrar, com certeza vai me matar.

Então Deus falou: “Qualquer um que matar você, vai morrer sete pessoas da família dele”.

Aí Deus colocou um sinal em Caim para que se alguém o encontrasse não o matasse.

Depois disso Caim saiu da presença de Deus e foi morar num local chamado “Node”, que ficava muito longe do Jardim do Éden indo para oriente.

 

Website Desenvolvido: CallisTek